5 dicas para deixar a rotina de trabalho ergonômica

O home office trouxe algumas percepções que se tornaram mais nítidas se comparada com a rotina no escritório. Ter acessórios e equipamentos adequados para se adaptar a essa nova realidade transformou o dia a dia de quem trabalha em casa. Mesmo para quem não saiu do escritório, entender como a ergonomia pode melhorar a qualidade de vida faz toda a diferença na saúde das pessoas. Separamos 5 dicas para melhorar a ergonomia no trabalho, confira abaixo.

Postura é tudo

Pode parecer óbvio, mas a postura de muitas pessoas continuam erradas durante o trabalho. Para quem trabalha sentado, como para quem trabalha de pé, a postura é essencial para evitar dores e lesões por esforço repetitivo (L.E.R). O indicado é se mexer sempre que possível, se você trabalha sentado, levante e se alongue por alguns segundos. Se o serviço é feito de pé, agache e deixe suas costas relaxadas. São passos essenciais para manter sua saúde e sua postura correta.

Ambiente também conta

Não basta só estar com a postura correta se o ambiente não favorece. Principalmente para quem começou com o home office recentemente, é difícil se adaptar corretamente e montar um espaço totalmente feito para trabalhar com qualidade. O sofá é terminantemente proibido. O ideal é ter uma mesa adequada, se trabalha com notebook, um suporte para levantar a tela na altura de seus olhos, teclados e mouses físicos e não utilizar o notebook sem nenhum acessório para complementar.

Escolha os móveis certos

Mesa, cadeira, suporte para notebook e monitores, apoio para os pés… Tudo isso é essencial para que você fique confortável durante o trabalho, e que não comece a sentir dores na lombar ou travar ombros e costas. A posição que a mesa e cadeira ficam também é importante, já que é necessário ter um suporte para os braços e cotovelos. A cadeira e mesa são essenciais nesse aspecto, já que é onde você permanecerá a maior parte do dia.

Alongamentos

Já ouviu falar que antes de começar a trabalhar é indicado fazer alguns alongamentos? Esticar seus músculos e se preparar para o dia todo sentado praticamente na mesma posição é essencial para uma melhor qualidade de vida no trabalho. Durante o dia, faça exercícios rápidos mas que relaxam seus músculos para aguentar o restante do período que tem de trabalho. Essa dica é totalmente ligada com sua postura, então preste atenção e fique com as costas eretas, jamais ficando torto ao trabalhar! Suas costas e lombar irão agradecer.

Não exagere

A última dica é na decoração do ambiente que você estará trabalhando o dia todo. É legal investir em iluminação e deixar o lugar mais com a sua cara, mas não exagere nos adereços. Locais poluídos tiram a atenção do trabalho e você pode perder o foco e a produtividade do seu trabalho. As cores indicadas, segundo a psicologia das cores, é o verde e azul, pois ajudam a manter a pessoa focada e produtiva.

No Gimba você pode se preparar para um home office perfeito, com cadeiras, mesas, suportes para notebooks e também apoio para os pés. Garanta qualidade de vida e compre tudo o que você precisa em um único lugar. Mas se você já voltou para a rotina no escritório, não abra mão do seu conforto ao trabalhar e invista em novas cadeiras e acessórios para deixar seu dia a dia ideal para o trabalho. Visite nosso site e conheça nossos produtos!

Deixe uma resposta