Como manter a rotina escolar no ambiente domiciliar?

Estudar em casa à distância já é realidade para muitas pessoas no Brasil e no mundo. Mas a porcentagem de pessoas, desde crianças, adolescentes e adultos, que precisaram adotar esse método de ensino recentemente chama a atenção. Realizar todas as atividades escolares no ambiente domiciliar é um desafio para muitas famílias, pois o ano de estudo não pode ser perdido por conta do isolamento social que está acontecendo.

Como as escolas estão fechadas e as crianças e adolescentes estão em casa, o mais importante é entender esse período como uma constante adaptação. A dificuldade em assimilar as matérias escolares, entender que a rotina e disciplina que existia na escola não pode ser aplicada em casa… tudo deve ser levado em conta quando criar um planejamento de estudo deixa de ser opção para se tornar algo praticamente obrigatório.

Algumas dicas para seguir com o período restante sem aulas nas escolas são muito importantes e podem fazer a diferença! Você sabe como pode ajudar seu filho a criar uma rotina? Veja algumas sugestões abaixo:

Crie um ambiente separado para os estudos

Assim como os adultos precisam se concentrar para trabalhar home office, as crianças e adolescentes precisam assimilar que aquele espaço é para estudar e manter o foco nos estudos. Muitas casas não tem ambientes exclusivos para isso, mas separar uma cadeira confortável e mesa para a criança estudar já faz a diferença. Da mesma forma, é necessário também tirar do local tudo que possa distrair nesse momento: TV, animais de estimação, celulares, entre outros, são alguns exemplos que devem ficar de fora da hora de estudar.

Utilize os materiais indicados e adequados

A escola oferece o material didático para o ano letivo, e ele é essencial também durante esse período. Assim como o material escolar, que é a ferramenta para a criança e adolescentes expressarem como entenderam as matérias, ele deve estar acessível na hora do estudo para facilitar que o conteúdo debatido naquele momento seja assimilado. Itens como cadernos, lápis, canetas e agendas para anotar os pontos mais relevantes das matérias fazem a diferença na hora de estudar. Mas lembre-se: a produtividade nem sempre pode ser medida com a quantidade de matéria que foi estudada naquele dia, então a paciência também é uma aliada nesses momentos.

Tecnologia é essencial

Muitas escolas estão utilizando a tecnologia a seu favor durante esse período distante dos alunos. Com vídeo aulas e bastante conteúdo que podem ser feitos online, os computadores, tablets e smartphones são essenciais nesses momentos. Mesmo que a interação presencial não seja possível, os alunos ainda podem interagir virtualmente e se manter conectado com a escola e seus colegas e professores.

Rotina também faz parte

Entender esse momento como uma fase e manter uma rotina de tarefas e atividades que devem ser realizadas durante o dia é fundamental para que tudo corra da melhor maneira. Tirar o pijama, arrumar a cama e evitar distrações no momento do estudo é uma ação indispensável. Pausas são necessárias, afinal ninguém consegue estudar o dia inteiro, de forma consecutiva, sem intervalos.

Por fim, utilize as ferramentas disponíveis em casa para auxiliar no aprendizado, assistindo a filmes e series relacionadas às disciplinas, seja na TV, no computador ou no celular. O Gimba tem as opções para manter a rotina escolar em casa de forma tranquila, com os produtos que facilitam e transformam o dia a dia. Já conferiu como nossos produtos podem trazer mais praticidade na sua rotina?

Deixe uma resposta