Quais são as práticas sustentáveis cruciais em uma empresa?

A sustentabilidade no mundo corporativo é um dos assuntos que mais são debatidos atualmente e as atitudes que as empresas precisam tomar para tornar suas ações mais sustentáveis fazem diferença além do ambiente de negócios. Algumas práticas que podem mudar o cenário ainda não são adotadas por muitas empresas e isso prejudica também o meio ambiente.

Pensar na natureza além de um recurso traz não só benefícios para nosso planeta, mas acaba mostrando que seu negócio é consciente em relação a realidade em que vivemos. Sua empresa acaba se destacando, conquistando relevância e destaque na sociedade. Além do valor que a empresa passa a ter, o clima de trabalho tem mais harmonia e se torna mais colaborativo. Quando todos os funcionários se unem por uma causa, isso também resulta em um clima mais leve e tranquilo no dia a dia.

Algumas práticas importantes devem ser tomadas para uma empresa ser considerada sustentável. Você sabe quais são?

Economize água, papel e energia

Considerado itens principais que são consumidos de uma empresa, a economia deles fazem a diferença. O ideal é unir a empresa no mesmo objetivo, propondo uma meta para seus funcionários pouparem e reverter a economia que será gerada em benefícios para eles. Assim terão motivação para diminuir o consumo e trabalhar em equipe para alcançar a meta proposta. Cortar gastos com água, papel e energia faz diferença não só no dinheiro que será desembolsado no final do mês, mas também reflete o meio ambiente, já que se consumimos menos, mais fica disponível na natureza.

Reciclagem faz diferença

Utilizar materiais recicláveis, como copos biodegradáveis, papeis reciclados, entre outros, já fazem a diferença no consumo mensal que a empresa tem desses itens, sem prejudicar o meio ambiente. Além disso, separar os itens numa coleta seletiva também é essencial para contribuir com a reciclagem de itens que não são orgânicos. Dessa forma, eles podem ser consumidos novamente e não agridem a natureza.

Fontes renováveis

Sua empresa gasta muito com água e energia elétrica? Existem alternativas para reduzir os gastos dessas contas para seu negócio, como fontes de energia solar. Uma opção que já não tem um custo muito alto para instalação, e tem um retorno positivo para a natureza e para sua empresa. Incentive seus funcionários a economizarem energia, sempre desligando equipamentos que não estão sendo utilizados, apagando todas as luzes no final do expediente. Atitudes como essa, além de diminuir a conta de luz, também muda o padrão de comportamento das pessoas em relação ao consumo de energia.

O Gimba apoia a sustentabilidade nas empresas, pois entende que essa é uma prática que traz mais benefícios à sociedade e ao nosso planeta. Incentivamos nossos funcionários a economizarem energia, água e papel, e são essas atitudes sustentáveis que transformam a conduta no ambiente corporativo e torna o local mais colaborativo e unido. Em nosso mix de produtos, também é possível encontrar produtos sustentáveis, como itens de limpeza e canudos de papel biodegradáveis. A opção de escolher produtos que não agridem a natureza agora pode fazer parte da rotina da sua empresa. A economia não é só pelo dinheiro, mas principalmente pelos nossos bens naturais. E você, já pensou em quais atitudes sua empresa pode contribuir com o meio ambiente?

Deixe uma resposta