Qual a diferença entre calculadoras científica e financeira?

Calculadoras-científicas-financeiras

Essa é a principal dúvida na hora de escolher a sua companheira de contas e provas na escola, faculdade e trabalho: qual a diferença entre calculadora científica e calculadora financeira? Primeiramente, vamos começar explicando as suas características, assim ficará mais claro a sua importância e funções.

As calculadoras científicas, são as mais indicadas para o uso acadêmico, se você está aprendendo ou precisa trabalhar com a matemática básica, onde os cálculos não envolvem variáveis financeiras, certamente terá melhores resultados com esse modelo, pois o seu formato de cálculo é mais próximo ao das calculadoras comuns.

Suas especialidades são: resolução de regressões logarítmicas, potenciais, inversas ou quadráticas, lineares, exponenciais, além de trigonometria, é considerada perfeita para estudantes que cursam arquitetura, matemática, e engenharia, que acabam fazendo desse modelo o seu favorito da vida acadêmica até a profissional.

Porém, é preciso ficar atento, pois existe um detalhe muito importante entre elas: nem todas as calculadoras científicas são iguais, por isso, é preciso analisar suas funções antes de comprar a sua, nesse ponto a diferença entre os modelos são suas funções, a mais simples pode ter 58 e a mais completa 400, e diferentes tipos de baterias, o que pode variar também o seu preço. Portanto a escolha precisa estar atrelada a sua necessidade e bolso.

Já as calculadoras financeiras são as mais usadas em empresas, e até mesmo pelos os universitários, dependendo da exigência do curso, como administração e contabilidade, por exemplo.

Um dos pontos importantes sobre as calculadoras financeiras é que por serem mais complexas, precisam de mais tempo de aprendizado, porque seus modelos se utilizam do modo Notação Polonesa Reversa (RPN) ou algébrico.

Suas especialidades são: cálculos de valores de juros compostos, funções estatísticas ou matemáticas, taxas de retorno ou amortizações, sem dúvida elas são as preferidas e ideais para os setores financeiros.

Agora que ficou claro o que cada uma faz acredito que você já pode escolher aquela que atende melhor às suas necessidades e que vai te acompanhar nas contas do dia a dia, seja no trabalho, escola, ou na faculdade. Como são inúmeros modelos de calculadoras, depois da escolha entre a científica ou a financeira, vale a pena se aprofundar nas funções de cada modelo, assim sua compra será mais precisa.

Deixe uma resposta