Afinal, o que é Custo Total de Propriedade (TCO)?

Ciclo de vida do produto TCO

Uma dúvida comum no mercado atualmente é: o que é Total Cost of Ownership ou Custo Total de Propriedade (TCO), e como introduzir esse processo na rotina da sua empresa.

O TCO é uma ferramenta de análises de custos que avalia o ciclo de vida do produto e auxilia o setor de compras a tomar a decisão correta na rotina do setor, ou seja, ele ajuda a equipe de compras na análise de todos os custos envolvidos na cadeia de logística e abastecimento, tanto de produtos como de serviços e soluções.

Nesse caso, a análise realizada pelo gestor de compras precisa ir além das três cotações de fornecedores, pois, igualar todos os fornecedores e restringir a proposta comercial é um risco que pode impedir inovações e novas soluções.

Portanto, analisar os custos da sua empresa através do TCO significa que você estará avaliando estrategicamente cada etapa do processo, desde a aquisição do fornecedor, o contrato, até a entrega do seu produto ao usuário final. Os seus custos podem estar atrelados ao armazenamento, transporte, recebimento, funcionários para acompanhamento, e outros fatores, que impactam diretamente os gastos totais da sua empresa, e que com o TCO podem ser otimizados.

Sua principal função é pontuar o processo de compras na parte macro do processo, ou seja, estudar todos os custos envolvidos no processo de compras, e não somente no plano micro, como a maioria dos compradores fazem levando em consideração apenas os preços das cotações, descartando os outros fatos que envolvem a compra. Sendo assim, se o seu fornecedor apresentar um produto com um preço baixo, mas requer uma complexa operação logística para a entrega, ele acaba gerando custos muito altos dentro do seu processo. Por fim, ao conhecerem estes custos, os compradores conseguem reduzir as despesas de aquisição dos produtos de forma eficiente, negociar com os fornecedores e tomar as melhores decisões para aumentar e melhorar os lucros da corporação.

O Gimba consegue ajudar você nesse processo e otimizar seus custos no setor de compras, facilitando a análise de vida útil do seu produto, desde o fornecimento até a entrega. Com a nossa plataforma de gestão você terá controle total dos custos e escolherá sempre pelo menor, podendo economizar até 20% ao ano como os nossos clientes. Do papel ao cafezinho conte com o Gimba!

Deixe uma resposta