Quais são as principais tendências do varejo?

Quando um ano acaba, muitas empresas param para fazer o balanço de tudo que viveram e do que foi ótimo e precisa continuar valendo na rotina da companhia, e o que não foi tão bom, e precisa de mudança. O mercado também passa por essa reflexão, e como um espelho do que os clientes esperam das empresas que prestam algum tipo de serviço, o comportamento dos consumidores também mudou, e com isso, as companhias devem acompanhar o ritmo e alcançar a expectativa dos seus clientes. Separamos algumas tendências que continuam valendo em 2021 abaixo, veja mais:

Experiência e Flexibilidade

Como foi sua última compra? Você recomendaria a empresa para um amigo ou familiar? Pensar nessas questões pode fazer entender quais são os pontos que precisa analisar na sua empresa para oferecer uma experiência cada dia melhor e sem atritos com seus clientes. Experimente facilitar toda a jornada dos seus consumidores, e deixá-la mais fluida e simples de ser percorrida, com flexibilidade. Isso irá atrair a pessoa a voltar a comprar e a indicar sua empresa para outras pessoas.

Agilidade e Eficiência

Esses passos podem parecer óbvios, mas muitas empresas demoram a perceber que levam tempo demais para transformar a agilidade em algo de fato ágil. Acelerar a curva de aprendizado sob as compras dos seus clientes e aprender como o mercado reage só trará mais benefícios à empresa e agilidade ao dia a dia. Evite atritos e partes burocráticas com seus clientes. Facilite a trajetória que ele fará na sua empresa e transforme a compra dele em um momento de prazer – sem preocupações e burocracias chatas.

 

Depois de transformar a jornada do cliente e deixar com menos burocracia, você pode dizer que ele sentiu que a compra valeu a pena? Ele está tão satisfeito que se pudesse compraria novamente com você, de tão boa que foi a experiência? Isso significa que sua empresa está quase lá! O ato da compra precisa ser recompensador e o cliente precisa ter a confiança que irá se sentir realizado após comprar algum produto ou serviço da sua empresa. Além disso, dê valor ao seu trabalho. Conte histórias e agregue relevância e importância à sua solução, com um bom storytelling e que o consumidor se sinta conectado com aquilo que você está comunicando.

Para escutar os clientes também é válido fazer pesquisas de satisfação, onde o cliente pode dar uma nota ao serviço que foi oferecido e deixar sua opinião. A empresa em questão pode utilizar as informações para agradecer quem deu nota máxima, mas também para recuperar o encantamento pela companhia daqueles que deram nota baixa ou que reclamaram de alguma problema que teve. É uma excelente opção para poder ouvir seu cliente sem ser invasivo, já que é uma pesquisa opcional e quem deixou sua opinião realmente pensou na experiência de compra.

Essas são algumas das transformações que o mercado do varejo propõe e o Gimba, com mais de 35 anos de história, busca sempre inovar e trazer a melhor experiência aos seus clientes. Expandimos de e-commerce para as lojas físicas, e já temos 4 lojas no estado de São Paulo, em três cidades: São Paulo, São Caetano do Sul e São Sebastião. Acesse nosso site e confira nossa história, somos referência na área e temos um mix de mais de 15 mil produtos. Confira!

Deixe uma resposta