Qual é a relação entre a previsão de demanda e gestão de estoque?

Entender como é o funcionamento de uma empresa é essencial para realizar uma gestão de estoque eficiente e que não traga prejuízos ao negócio. Para quem utiliza produtos físicos, entender qual é a previsão de demanda é fundamental para a tomada de decisões estratégicas e saber como seguir com o negócio nos próximos meses. Para o Gimba, a gestão de estoque e a previsão de demanda é crucial para manter os produtos ativos e sempre em rotatividade.

Permanecer com o estoque alto, para os empresários, significa que o dinheiro está parado e muitas vezes é necessário criar ações para dar vazão a esses produtos sem saída. Por outro lado, não ter estoque dos produtos também pode significar a perda de vendas, pois se o produto é tão procurado, vale a pena ter ele em estoque, pois ele tem uma saída rápida. Essa análise é essencial para entender até que ponto o setor de compras deve esperar para completar o estoque, mantendo o equilíbrio entre o que tem e o que deve ser comprado. A previsão de demanda é o que une ambos as situações.

A gestão de estoque a previsão de demanda se relacionam no momento em que para realizar o planejamento estratégico, é necessário ter ciência de todos os dados, tanto dos produtos que estão armazenados quanto dos produtos que tem alta saída e estão com estoque baixo. Vários setores da empresa dependem dessas informações para saber como será feito o planejamento, tanto para o departamento de compras, como para o financeiro e a área de vendas.

Entender qual é a situação da empresa e se tem muitos produtos parados é uma informação útil para todos os setores, pois podem todos atuar juntos para resolver essa questão. Além disso, a previsão de demanda é um desafio para a gestão de uma empresa pois é necessário uma análise e previsão muito assertiva sobre o assunto para não tomar a decisão equivocada.

Diferente da previsão de vendas, prever qual será a demanda é baseado na condição atual da empresa e do mercado. Como está o consumo, se o mercado está aquecido e como estão as vendas daqueles produtos. Atuar com a previsão de demanda é manter o estoque em equilíbrio e manter a rotatividade dos produtos da sua empresa. Com isso, também é possível evitar gastos desnecessários e economizar com custos que podem ser reprimidos. Como a sua empresa realiza a previsão de demanda?

Deixe uma resposta