Qual o diferencial de um comprador estratégico?

Foi-se o tempo em que preço era sinônimo de fechamento de bons negócios. Hoje, a análise da aquisição deve ser muito mais detalhada pois outros fatores pesam na tomada de decisão. Para acertar na escolha do produto ou serviço, o comprador precisa ir além da tradicional cotação de fornecedores e assumir uma postura proativa e, acima de tudo, estratégica. É hora de deixar de ser “o cara” que gera gastos e se tornar a pessoa que cria oportunidades para a empresa reduzir custos e otimizar processos. Veja algumas atitudes podem ser tomadas nesse sentido:

  • Sair da bolha e se integrar com os outros departamentos da empresa

A melhor forma de atender a demanda é entende-la. Como funciona e quais são as necessidades das diferentes áreas para poder colaborar de forma efetiva, seja buscando um fornecedor ou sugerindo um novo processo que otimize a cadeia de suprimentos.

  • Estreitar relacionamento com fornecedores a fim de buscar inovação

Inovação é quase um valor obrigatório nas empresas de hoje. E o departamento de compras pode (e deve) ser uma das áreas que agrega esse valor. Uma forma é estreitar o relacionamento com fornecedores a fim de buscar novas soluções. Parceria é a palavra-chave: se o negócio é bom para os dois lados ele só tende a progredir, seja com o desenvolvimento de novas tecnologias, soluções, processos e até desenvolvimento de novos produtos.

  • Estar em sintonia com a empresa como um todo

Todas as ações de uma corporação passam pelo setor de compras. E a virada de chave é justamente quando a passagem despercebida se torna estratégica: uma forma de agregar valor. Quando bem ambientado e por dentro dos processos e metas da empresa, o comprador passa a ser peça fundamental no planejamento do negócio. Ele pode sugerir adequações na operação logística, um novo fornecedor, formas de enxugar custos, entre outras ações que fazem a diferença na performance global da companhia.

  • Ir além das compras

O comprador estratégico precisa ir além do seu departamento. Não basta só conhecer toda a empresa, mas também conhecer o mercado. É necessário estar atualizado e antenado às tendências de diversas áreas: logística, finanças, contábil, marketing e produto. Também pode buscar soluções e boas referências no mercado e aprender novas tendências de negociação, planejamento e análise. Um profissional com valor agregado gera muito mais valor para a empresa (o que é óbvio, mas não é fácil).

Sair da zona de conforto não é simples. É muito conveniente agir com a certeza daquilo que funciona e contar com a facilidade de práticas já conhecidas. Evitamos incômodos e nos acostumamos aos caminhos de sempre e com as tomadas de decisões no piloto automático. Mas para evoluir, é necessário fazer diferente e ir além, e isso causa desconforto e exige tempo e esforço para aprender e se adaptar ao novo. E quando se está disposto a buscar soluções diferentes, aumenta-se drasticamente a possibilidade de inovar. O Gimba sempre está em busca de inovações, para se reinventar e estar atualizado com as mudanças que acontecem no mercado e na área tecnológica.

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