Como o estresse se tornou inimigo da sua produtividade no trabalho?

Pandemia, acúmulo de trabalho, rotinas exaustivas, isolamento e distanciamento social, migração de estilo de trabalho para o home office… Tudo isso pode ter como resultado algo que atinge as pessoas todos os dias, e acaba atrapalhando não só a vida profissional, como a pessoal também. Além disso, é algo que pode danificar nosso DNA, prejudicar o cérebro e aumentar as chances de ter vários distúrbios (como do sono) e doenças crônicas, como a diabetes e doenças cardíacas.

Quando somadas essas informações, chegamos a conclusão: o estresse pode ter várias origens, e com consequências diversas para as pessoas (afinal todos somos diferentes e o corpo reage da mesma forma). Considerado por muitos como algo natural e inerente ao dia a dia, o estresse pode acabar atrapalhando a sua rotina e produtividade nas tarefas (sejam elas quais forem).

Com dados coletados em todo o mundo, pode-se perceber que isso não é algo que acontece só com um segmento de trabalho (“quem é do TI é muito estressado” ou similar), mas que atinge todos os setores. Quer saber mais? Reunimos informações interessantes, veja abaixo:

No Reino Unido, o estresse ocupacional superou o financeiro, familiar e de saúde nos casos que foram reportados em 2020. Além disso, nos EUA, o trabalho foi o campeão nos motivos de estresse em 2019. E o resultado de uma pesquisa envolvendo 23 países mostrou que a carga de trabalho é um dos maiores gatilhos para deixarem as pessoas estressadas.

Depois de tanta informação, parece que não se tem solução para escapar de tanto estresse no trabalho, não é mesmo? Existe sim!! Não precisa ficar preocupado, sempre há uma alternativa para aliviar a carga de estresse e poder deixar sua rotina mais produtiva e também mais leve. Você precisa encontrar quais são seus gatilhos e o que aciona sua carga de estresse e aprender a identificá-los. Após essa fase, encontre formas de solucionar esses gatilhos. Por exemplo: é um problema que precisa ser resolvido? São situações que se repetem constantemente?

Se for capaz de identificar como chegou ao estado mais crítico de estresse, também poderá identificar como sair dele. Buscar a saída em atividades físicas ao ar livre, e descarregar toda a energia em exercícios é uma boa forma para poder desestressar e recarregar as energias para o próximo dia ou desafio. Somado a isso, a alimentação saudável também pode proporcionar maior bem estar ao corpo, pois quando tudo está em equilíbrio o organismo sente e libera os estímulos certos para aliviar o estresse.

Tenha como objetivo o relaxamento e busque encontrar atividades que proporcionem essa sensação, para deixar seu dia a dia mais leve e tranquilo! Esperamos que dê resultado!

Deixe uma resposta