Como os EPIs são fundamentais para a segurança de trabalho

O uso de equipamentos de proteção individual nunca foi tão importante e valorizado quanto é atualmente. A importância dos EPIs são essenciais para que a segurança no trabalho seja mantida e proteja as pessoas de possíveis acidentes durante as atividades diárias. Para oferecer proteção individual no ambiente de trabalho, os EPIs são de uso obrigatório conforme consta nas regras da legislação trabalhista, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e as Normas Regulamentadoras (NR).

Mas, afinal, quais são os principais EPIs que devem ser utilizados? Desde óculos de proteção, máscaras, luvas, sapatos, fones de ouvido…. São vários os itens que são qualificados para a proteção individual, e a escolha de cada um deles depende principalmente das atividades exercidas. Para quem trabalha com impacto de partículas, luminosidade intensa, radiação infravermelha e ultravioleta devem utilizar protetores para o rosto e olhos. Também deve ser utilizado o EPI as pessoas que trabalham em ambientes com exposição a névoa, poeira, fumos, gases e vapores e precisam se proteger para não correrem risco no ambiente de trabalho.

Além de acessórios para proteger o rosto, como os olhos e face, outro item que também se tornou essencial para a proteção individual foi o álcool em gel. Higienizador de mãos, o álcool em gel protege contra infecções e doenças que são transmitidas pelo contato direto na pele. Importante para os locais em que não é possível lavar as mãos com frequência e existe o contato com outras pessoas, o álcool em gel se tornou um item altamente requisitado e necessário em praticamente todos os ambientes de trabalho.

O mês de abril também tem maior significado para a área de segurança no trabalho, já que é considerado o mês de prevenção de acidentes no trabalho. Fundamental na prevenção e cuidados no ambiente de trabalho, os EPIs são essenciais para impedir o aumento de doenças e dos acidentes provenientes da atividade exercida. Como é uma obrigação da empresa fornecer os EPIs aos funcionários, também é pertinente ao colaborador respeitar as regras e utilizar sempre que necessário. Saber os momentos que devem ser utilizados e entender os riscos que corre no trabalho são essenciais para manter a saúde do trabalhador assegurada durante todo o período necessário.

O Gimba, que fornece suprimentos para empresas e escritórios, também possui uma categoria especialmente voltada à proteção individual. Assim, também oferece uma solução completa para as empresas que necessitam de material de escritório e papelaria, mas também dos EPIs.

Como esse é um momento em que o foco está na saúde dos funcionários, encontrar os equipamentos de proteção individual de maneira simples e descomplicada faz toda a diferença. No Gimba você encontra a solução ideal para sua empresa, com facilidade e praticidade! Visite nosso site e conheça nossas opções agora mesmo!

Deixe uma resposta