Quais vantagens as pausas no ambiente de trabalho trazem?

A rotina de uma empresa pode ser muitas vezes desgastante e estressante, independente do cargo que a pessoa ocupa. Muitas demandas e responsabilidades podem afetar a produtividade e não é garantido que ela aumente ao exigir que o funcionário fique sentado o dia todo na frente do computador. Adotada por muitas empresas, a pausa rápida, de 5 a 8 minutos já passa a fazer diferença e traz mais vantagem para o dia a dia.

O tempo de descanso é essencial em vários momentos na rotina da empresa. Além de otimizar o rendimento no ambiente de trabalho, as pausas também ajudam no clima organizacional. Mais envolvimento das equipes e integração entre os colegas na empresa deixam o ambiente mais leve e harmonioso.

Como existe muita pressão em algumas funções e cargos, esse intervalo entre uma ou outra atividade auxilia na liberação do estresse acumulado e evita conflitos entre as pessoas. Com o tempo para descanso mental, a mente fica livre para novas ideias e mais disposição para encarar o restante das tarefas do dia.

Além disso, como melhora o clima dentro da empresa, diminui também a rotatividade de funcionários. Ambientes com muita pressão e estresse costuma ter um rodizio muito grande do quadro de funcionários, que não conseguem trabalhar por muito tempo em locais assim.

Para as empresas mais novas, o clima de “start-up” faz sucesso, pois não impõe regras que restringe o comportamento e aumenta a produtividade de seus funcionários. Por isso mesmo, é interessante que as empresas tradicionais avaliem quais mudanças são viáveis para melhorar o ambiente de trabalho e proporcionarem mais momentos de distração entre os colegas de equipe.

Outro benefício do intervalo dentro do horário de trabalho é que também evita o aumento de doenças ocupacionais entre os funcionários. Isso vale tanto as mentais como a ansiedade e síndrome de Burnout, quanto as físicas, como dores no corpo e de movimentos por repetição. A pausa pode trazer mais vantagens do que apenas a produtividade e deve ser incentivada em todos os cargos.

O ambiente proporcionado no Gimba traz mais integração entre as equipes e com momentos de pausas para café da manhã e da tarde, onde as pessoas podem socializar e fazer um intervalo de suas demandas e atividades. Isso ajudou na integração da empresa e comunicação entre os departamentos. Já conhece nosso novo escritório? Acesse esse post e confira!

Deixe uma resposta