A Matriz de Kraljic

MATRIZ-KRALJIC

Você sabe o que é o modelo de Kraljic? Para os profissionais que atuam na área de compras ela é uma importante ferramenta que auxilia na gestão dos suprimentos, definindo estratégias de compras apropriadas para cada tipo de produto. Ela ficou conhecida em 1983 quando foi divulgada pela Harvard Bussiness Review.

Dividida em duas dimensões, impacto financeiro e risco de abastecimento, têm como objetivo minimizar a vulnerabilidade do abastecimento da empresa e obter o máximo de retorno do potencial de compra e otimizar relação entre custos e riscos.

Para iniciar esse processo você precisa dividir os seus suprimentos nos 4 tipos abaixo:

  • Estratégicos: tem como principal característica a escassez, alto valor e os preços. Portanto, são produtos que são vendidos por poucos fornecedores, e a falta pode causar problemas na operação da empresa, A estratégia de compra, nesse caso, conduz a parcerias e colaborações;
  • De alavancagem: são produtos de alto impacto financeiro, porém, são reduzidos no risco de abastecimento. Sendo assim, esses suprimentos tem uma grande disponibilidade de fornecedores no mercado, e sempre surge uma oportunidade para reduzir os seus custos;
  • Crítico/gargalo: com esses é necessário se preocupar em minimizar os riscos, embora tenha um impacto reduzido sobre o lucro da empresa, pode ter alto risco de abastecimento, em grande parte, pela escassez na produção ou de novos fornecedores com novas tecnologias no mercado;
  • Não críticos: esses em especifico são os que oferecem menor risco a companhia. Devido à grande demanda, possuem baixo risco de abastecimento e um impacto financeiro reduzido. Sendo assim, existe uma oportunidade para otimizar o sistema de contratação e reduzir a complexidade operacional no processo de compras.

Após essa separação, é necessário, seguir passos importantes, como: agrupar os suprimentos, identificar os riscos financeiros, o impacto nas contas da empresa, e discernir as categorias de compra na matriz Kraljic.

Os grupos crítico e não críticos representam 80% do total de compras de uma corporação, embora requeiram somente 20% do esforço.

Ao analisar o risco que um produto pode oferecer a sua empresa, é preciso observar os seguintes pontos:

  • Qual é o poder de barganha dos fornecedores;
  • Possível potencial de troca dos fornecedores desses materiais;
  • A rivalidade entre os fornecedores dos materiais no mercado;
  • Barreiras à entrada de fornecedores.

É possível observar que a análise acima tem como base as cinco forças de Porter direcionada para a compra de suprimentos.

Portanto, é preciso ficar atento para o desenvolvimento desse método para determinar a estratégia de compras adequada para a empresa, e assim, munir o setor de compras de diferentes estratégias para negociação com os fornecedores.

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