5 motivos para andar de bicicleta

BIKES

Inventada há mais de 500 anos, é uma grande aliada do combate ao estresse, ajuda no condicionamento físico, e na prevenção de doenças como enfarte, hipertensão, depressão e colesterol alto. Além da saúde, que sem dúvida é um ponto muito importante, as queridas “bikes”, também trazem diversos benefícios para a sua rotina.

Porém, antes de começar você deve fazer uma avaliação médica, depois da liberação, procure a bicicleta ideal, faça o ajuste correto do banco deixando na altura do seu quadril, e do guidom na altura do cotovelo, e depois é só pedalar. Você pode começar com 20 minutos por dia e ir aumentando gradativamente, um ponto muito favorável na bicicleta é que ela exige pouca capacidade coordenativa e não necessita de muito condicionamento, então é ideal para quem está começando a praticar exercícios, e não esqueça das proteções, capacetes, luvas, e uma garrafa com água, caso sinta sede, é sempre bom manter o corpo hidratado durante a atividade.

Pesquisas mostram que em aproximadamente uma hora de pedalada, é possível gastar entre 300 a 500 calorias, 30% menos do que utilizar a esteira, porém, você pode igualar esse cenário intensificando o seu treino.

Abaixo, listamos 5 motivos para você começar a andar de bicicleta hoje mesmo, confira:

1- Melhora o humor e o stress: a prática do exercício traz uma sensação de alívio proporcionada pela liberação da endorfina, que relaxa a sua musculatura e a mente, consequentemente melhorando o seu humor e diminuindo o seu stress;

2- Economia de tempo e dinheiro: com ela você consegue fazer um rápido trajeto até o trabalho, casa, shopping, trazendo a mobilidade a qualquer horário, sem trânsito nenhum. Sem dúvida, a melhor opção de locomoção nos horários de pico, e no fim do dia você ainda está mais energizado e com ótimo humor. E claro que, comparando aos gastos com um carro a bicicleta é super baratinha e vale muito a pena;

3- Meio ambiente: 90% das emissões poluentes no Estado de São Paulo é causada por: carros, motos, caminhões, ônibus e etc. Toda vez que a ignição do veículo é acionada, o combustível produz energia e move o veículo. Neste momento, ocorre um processo que libera gases e partículas na nossa atmosfera. Em Amsterdam na Holanda, 58% da população já utiliza bicicletas e existe um projeto para proibição de veículos com gasolina e diesel para começar em 2020. Com esse cenário os holandeses estão um passo na frente da humanidade, concorda?

4- Saúde e resultados físicos: dentre a prevenção de todas as doenças que citamos no começo do texto, a bicicleta, aumenta a nossa resistência aeróbica, trabalha o nosso cardio, reduz a obesidade e melhora a nossa musculatura corporal, trabalhando diversos pontos do nosso corpo, principalmente as pernas;

5- Menos acidentes de transito: segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) os acidentes de trânsito no Brasil matam 1,3 milhões de pessoas por ano no mundo. Dentro dos veículos existem inúmeras distrações que nos fazem cometer certos deslizes e causar acidentes, portanto, andando na sua bicicleta você contribui para que essa estatística não aumente.

Depois de todos esses motivos você ainda tem dúvida se deve comprar a sua bicicleta? Clique aqui e escolha agora mesmo!

Deixe uma resposta