A contribuição do ambiente corporativo para o equilíbrio emocional

O conceito de Inteligência Emocional se popularizou na década de 90 com o livro de Daniel Goleman, intitulado “Inteligência emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente”, e tem sido difundido de forma mais abrangente atualmente.

O cérebro humano é dividido em dois hemisférios: direito e esquerdo. O lado direito é responsável pelas emoções e o lado esquerdo, pelas atividades racionais. Portanto, inteligência emocional é a conciliação entre o lado emocional e racional do cérebro, é a capacidade que cada ser humano tem de equilibrar suas próprias emoções.

Mas, qual a importância de desenvolver a inteligência emocional?

Ela é essencial para a construção de relações saudáveis, para o desenvolvimento do ser humano e para o sucesso profissional. Um estudo da Talent Smart comprovou que 90% das pessoas com melhor desempenho profissional possuem alto nível de inteligência emocional.

A seguir, você pode visualizar os cinco pilares defendidos pelo psicólogo Daniel Goleman para o desdobramento dessa inteligência:

  1. Conhecer suas emoções

É necessário um olhar analítico ao próprio comportamento, identificando emoções e sentimentos em suas ações e reações.

  1. Controlar suas emoções

Quando as emoções vierem à tona, é necessário ter domínio próprio e autocontrole.

  1. Automotivação

É imprescindível motivar a si mesmo, mantendo o ânimo em situações adversas, ser resiliente.

  1. Empatia

É preciso abrir mão de suas próprias emoções e se colocar no lugar do outro, desenvolver a compreensão.

  1. Desenvolver relações Interpessoais

Como viver em um mundo sozinho(a)? É muito importante lembrar que todos estamos interligados e manter a harmonia nas relações sociais.

Apoiado nesse conceito e buscando conciliar produtividade e equilíbrio emocional dos colaboradores, o Gimba oferece um ambiente descontraído e agradável, onde as pessoas podem trabalhar com liberdade, sem perder o senso de responsabilidade.

Além de um amplo espaço integrado para facilitar as relações entre os diferentes setores e equipes, o Gimba também conta com um aconchegante local para tomar café e sofás estrategicamente instalados aos arredores do salão para pequenas pausas

3 Comentários em “A contribuição do ambiente corporativo para o equilíbrio emocional”

  1. Exatamente por ter o gimba esse ambiente de união , descontração , agradável , onde somos uma grande família , que temos o prazer em atender nossos clientes com satisfação , e assim se vão 21 anos que aqui trabalho ❤️

  2. Passamos a maior parte do tempo na empresa, nossa segunda casa, logo temos que nos sentir bem e unir a responsabilidade com prazer.
    O novo layout da empresa ficou magnífico, realmente dá prazer em estar aqui dentro!!!

Deixe uma resposta