Sustentabilidade por um mundo melhor

PRODUTOS-SUSTENTAVEIS

Atualmente, são tantas mudanças climáticas acontecendo com o nosso planeta, que se torna impossível não pensar em maneiras de minimizar tantos problemas ambientais. O Instituto Akatu, que tem como principal objetivo promover a conscientização da sociedade, publicou uma pesquisa onde, 76% dos entrevistados, homens e mulheres com mais de 16 anos, não tem o hábito do consumo consciente no dia a dia.

Porém, com o cenário atual adotar uma rotina com padrões e hábitos sustentáveis vem se tornando a nossa única opção. Essa ideia do que é o consumo consciente e como fazer a sua parte para que o planeta viva mais e saudável, pode ser colocada em prática em muitos momentos do nosso dia:

  • Recicle o seu lixo (separe em, orgânico, papel, plástico e vidro);
  • Usar canudos de papel ou de metal (os de plásticos demoram 500 anos para se decompor);
  • Copos de papel ou plástico biodegradável (são recicláveis e a decomposição é mais rápida);
  • Evitar o uso de sacos plásticos (leve a sua sacola reutilizável ou de pano sempre que for as compras);
  • Opte por lâmpadas fluorescentes (gastam menos energia);
  • Saco de lixo sustentável (são feitos com cana de açúcar);
  • Colocar fralda ecológica/pano no seu bebê (as fraldas descartáveis levam de 450 a 600 anos para se decompor, fora economia no seu bolso);
  • Usar produtos biodegradáveis para rotina de limpeza (se decompõem com mais facilidade na natureza);
  • Compre papel sulfite reciclado (essa é a melhor opção e não derruba árvores).

Cabe a cada consumidor ficar atento ao escolher os produtos que compõem a sua rotina a fim de diminuir a poluição e contribuir com o planeta. O ideal é optar por produtos que utilizem menos recursos naturais em sua produção e que poderão ser facilmente reutilizados ou reaproveitados, Se cada medida acima for levada em consideração, principalmente a redução do consumo de embalagens, impacta diretamente na preservação dos recursos naturais, para se ter uma noção, a produção de 1 quilo de plástico são consumidos 182 litros de água.

No caso dos produtos biodegradáveis, existem algumas soluções no mercado que podem ajudar. A marca Positiv.a, que já vem ganhando adeptos, com a sua linha composta por: lava-louças, lava-roupas, pano de prato orgânico, esfregões, flanela ecológica, bucha vegetal, sabão de coco, e limpador multiuso concentrado, os produtos de limpeza são todos hipoalérgicos, veganos, originado do óleo de palma com certificação internacional de produção sustentável, com mistura de terpenos originados da laranja, tensoativo não iônico e água, e os panos e buchas, são artesanais e 100% algodão.

Quanto mais você se informar sobre o que é possível fazer para ajudar o planeta, e pôr em prática, você estará fazendo a sua parte para ajudar as nossas gerações futuras a viver em um planeta melhor. A consciência sobre a real situação é a melhor saída, e é possível falar que é a única.

Deixe uma resposta