Você sabe o que é um planner? E como usar?

PLANNER-MENSAL

Os planners são a novidade que tomou conta da vida das pessoas que amam ter uma rotina organizada. Para usar o seu não têm muito segredo, basta escrever, sim, o ponto é: escreva tudo o que é importante sempre, escreva o tempo todo.

A palavra planner vem de planejador em inglês, portanto, seja o planejador da sua vida.

Inicialmente, coloque os seus dados na primeira página, pois, caso você perca o seu planner, existe a opção de você ser encontrado. Outro ponto muito importante para começar, estabeleça suas metas, que é: aquilo que se pretende alcançar, objetivos e finalidades. Nessa parte pense no tempo, é importante saber se você terá tempo hábil de realizar tudo o que listou. É a partir daqui você vai idealizar o seu ano.

Para começar vamos a um exemplo prático e comum: arrumar um novo emprego – se esse é o seu objetivo, dentro dele teremos vários outros subobjetivos: pesquisa de mercado (como estão as contratações nesse setor), análise de currículo, novos cursos, eventos para se atualizar, networking, perfil em redes sociais atualizados (Linkedin), quanto preciso guardar para me manter $$ nesse período, e por aí vai. Liste tudo em sua vida que exige um planejamento para acontecer, viagens, casamento, estudos, trabalho, o foco é se organizar para tudo sair perfeito para você!

É muito interessante dividir os meses e semanas por objetivo, ou seja, no começo de cada período, reescreva esses objetivos para ficar claro o que precisa ser realizado naquele mês.

Vamos falar de uma das partes que todas as pessoas que usam uma agenda planner AMAM! Canetas! Sim, use e abuse das canetas coloridas, post it, e marca textos, não existe nada mais lindo que um planner mega colorido, você pode até escolher uma cor para cada mês do ano, assim fica fácil de achar visualmente.

Muitas pessoas usam o planner para tudo, mas tudo mesmo, então sugerimos que além de ter dois, um para vida pessoal e um para vida profissional, por exemplo, use um só e concilie os espaços sinalizando bem em qual “departamento” da sua vida aquela tarefa está destinada.

Nota mental importante: sempre que um objetivo/meta for concluído sinalize e explique/escreva se foi positivo ou não. Isso é importante para os próximos passos do seu ano, e se terá mudanças ou não.

Ah, legal falar que normalmente os planners vem com adesivos, use e abuse eles estão aí para isso. Outro ponto mega importante é a questão financeira na sua vida. O planner é ótimo nesse ponto! Escreva seus gastos assim que acabar cada mês e análise quanto conseguiu guardar ou não para os próximos passos.

Por fim, acabando o seu ano escreva o que você achou daquele ano em relação às suas metas: financeiras, pessoais, profissionais e sinalize o que pode ser incluso ou melhorado para o próximo ano, e o que foi concluído com sucesso, é uma espécie de reflexão pessoal, seja sincero e se auto avalie, isso fará toda a diferença no próximo planner, afinal, melhor do que aprender é aplicar!

2 Comentários em “Você sabe o que é um planner? E como usar?”

Deixe uma resposta