Você sabe se a Matriz de Covey funciona para suas demandas?

As demandas exaustivas e crises no trabalho estão tomando conta de todas as suas prioridades e das tarefas do dia a dia? Saber organizar a rotina e não afundar em atividades que parecem não ter fim é essencial para ser mais produtivo – não só no lado profissional, mas também no pessoal. Atualmente é muito comum as pessoas ficarem exaustas ao final do dia, e quererem ocupar o restante do tempo livre com distrações ou simplesmente espairecer. Muitas ainda sentem que não tiveram tempo para resolver tudo o que precisava. Você é uma delas?

Isso pode ser traduzido como falta de organização dos seus hábitos e que não há priorização nas demandas do seu dia. Já conhece a matriz de gerenciamento de tempo de Stephen Covey? Ela pode solucionar seus problemas e organizar por ordem de importância todas as suas responsabilidades.

Para quem é iniciante neste universo, começar é muito simples e você pode ganhar mais tempo para fazer atividades que agreguem em sua vida. Vamos fazer um passo a passo para facilitar a montagem e organização:

Faça uma matriz e em cada quadrante denomine o que é mais urgente e deve ser prioridade, e o que não é importante nem urgente. No primeiro quadrante à esquerda (cor roxa) coloque tudo que é indispensável e que deve ser feito com prioridade. Em seguida, no quadrante verde, coloque o que é importante, mas não é urgente.

No terceiro quadrante (amarelo) coloque o que é urgente, mas não é importante, e por último, no quadrante vermelho é tudo o que não é nem urgente, nem importante. Geralmente as pessoas que se sentem exauridas ficam presas nos quadros roxo e vermelho, pois as tarefas urgentes e importantes tomam todo o tempo “útil”, e para extravasar, as pessoas acabam perdendo o foco e gastam tempo com atividades sem importância e que não agregam no dia a dia. Por isso a sensação de impotência e falta de produtividade.

Ao conseguir estabelecer quais são as suas prioridades, e em qual quadrante ela se encaixa, ficará muito mais fácil para poder solucionar todos os problemas, e não simplesmente passar o dia apagando incêndios.

Esse método de gerenciamento de tempo é útil para todos os âmbitos da vida, pois no lado profissional é necessário saber como o tempo é gasto e em quais tarefas, já no pessoal é possível estabelecer metas para alcançar e se sentir mais produtivo com atividades que agregam.

Para ajudar a fazer todo esse planejamento, você pode garantir no Gimba os acessórios necessários para nomear e visualizar a Matriz de Covey. Desde quadros brancos, canetas coloridas, post-its, réguas… São vários produtos que ajudam você a organizar sua vida e seus hábitos! Você já conhecia esse método? Já aplicou em sua rotina? Conte para nós!

Deixe uma resposta